Porque Dizem Que Nós, Pais, Somos Plenos Anjos Em Treino

Todos Temos Duvidas...
Mas Para todas Elas Existem soluções:)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Importãncia Do Diálogo

Pois é, as palavras, essas tão importantes palavras que fazem toda a diferença numa relação de pais e filhos.

Quando dizemos que não ou que sim a um filho, e penso estarmos todos de acordo, é o que mais fazemos nesta aventura, devemos explicar o porquê desse sim ou desse não, caso contrário ouvirimos muitas vezes respostas como:


-Ó mãe porque sim, já disse.


-Porque não é porque não.


Para evitar estes comportamentos devemos pensar sempre que os nossos filhos agem conforme o que aprendem e o que lhes é dito em situações semelhantes.

Por exemplo, se um filho está prestes a fazer alguma coisa de que não gostamos ou que pode ser perigoso para ele, não devemos simplesmente dizer, não faças isso, ou não quero que faças isso e deixar por isso mesmo.


O mais natural é que nos perguntem porquê?


Explicar-lhes o porquê dessa nossa atitude fá-los entender que existimos para os ajudar nas suas atitudes e nas suas escolhas, fá-los muitas vezes compreender de que as suas atitudes podem ter consequências desastrosas para eles e para os outros.

´

O diálogo é essencial!

Deixe que os seus filhos se sintam à vontade para lhe fazer todo o tipo de perguntas, mesmo as mais dificeis, e tente sempre responder a todas elas da forma mais correcta e usando a verdade, sempre a verdade, pode satisfazer a sua curiosidade com pouca informação de forma muito eficaz, por exemplo a mitica pergunta: como é que se fazem os bebés?

Eu optei pela verdade, confesso que não lhe dei pormenores, mas a informação que passei foi o suficiente para a Maria assimilar a ideia:)

Disse-lhe que os bebés crescem na barriga da mãe, mostrei-lhe uma foto minha de barrigona, depois disse-lhe que quando ficam crescidos e já não cabem na barriga da mãe, nascem pela Patareca:)

Hoje é ela que faz questão de contar essa história às amiguinhas.

Sei que quando tiver mais um ou dois aninhos vai voltar a fazer a pergunta ou insistir para saber como é que o bebé aparece, rsrs, nessa hora, sou eu que vou ter duvidas em como lhe passar a informação, mas aí vou recorrer às amigas, é óptimo quando elas têm filhotes mais velhos, já passaram por isso:)




Conte-nos aquela história, aquele momento em que se engasgou com uma pergunta do seu filho, vamos gostar de a partilhar:)

2 comentários:

  1. Ahahaha ...
    pois ... a minha filhota, não me fez as perguntas de onde nasceu ... mas a que mais me encavacou foi ... "Pai...tu tens uma piuinha...para que serve?? " ... confesso que fiquei ermelho, branco, azul, verde... lá disse num português rápido disse "então filha é para fazer xixi" ... vou-me ter de preparar para a pergunta tipo..." pai para além do xixi, para que serve a piuinha??"


    Aiaiai...

    Bjinhos,
    Azouk

    ResponderEliminar
  2. Olá, de facto é aí que entra o diálogo:)
    Dizer-lhe que serve para fazer chichi foi para ela, certamente, suficiente, quando para ela essa informação não for suficiente, a verdade será o melhor caminho, mas penso que tão depressa não terás de te preocupar com isso:)
    beijinhos e obrigada pela visita

    ResponderEliminar

A sua opinião pode tirar uma duvida, colocar um sorriso, fazer cair uma lágrima, mas comente, obrigada!