Porque Dizem Que Nós, Pais, Somos Plenos Anjos Em Treino

Todos Temos Duvidas...
Mas Para todas Elas Existem soluções:)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Começo De Tudo

Não vamos falar de quem nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha:)


Vamos falar do começo de tudo, do amor que sentimos pelos nossos filhos, mesmo ainda antes de eles terem nascido.

Para muitos de nós esse amor começa no dia em que desejamos ser pais.

Para mim em particular, foi uma fase complicada, com a noticia de uma pequena membrana, de nome pomposo: Septo Incompleto, no meu útero, o que me impedia de realizar o sonho da minha vida...passados 3 anos da noticia, eis que engravido, e a viagem começa de forma calma mas ao mesmo tempo alucinante, preparar-me para as mudanças não foi díficil, lidar com elas podia ter sido complicado.

Sempre encarei a maternidade como um acto de amor, e é esse amor que me ampara nos momentos mais controversos, sim porque nem tudo é fácil, porque acho que amar não tem de ser permitir tudo, mesmo desde pequeninos é importante que sejam educados com amor e respeito, ensinando-lhes limites, mesmo que eles nos desafiem vezes sem conta e nos vençam muitas vezes pelo cansaço:)

Hoje a Maria tem 3 anos e 2 mesinhos, signo Escorpião com ascendente em, imaginem..., Capricornio,rs, e tudo no nosso dia-a-dia é uma montanha russa de emoções, um pisar de folha no chão, um lavar de rosto, um pentear, é sempre um motivo de desafio para ela, como se no seu interior ela pensasse, ok vou chatear a mãe porque ela pensa que me tem na mão,rs, hoje, em particular, o dilema eram as cuecas da minnie que não queria despir, e argumentava que a professora ia ficar muito triste por ela não levar as cuecas do dia anterior vestidas...eu, muito calmamente, respondi-lhe de forma educada, ok filha, então fazemos assim, ficas com essas cuecas, mas não vais à escola, e a tua professora, aí sim, vai ficar muito triste, virou-se de costas para mim, chorou, depois quase de imediato,limpou as lágrimas, olhou para mim e disse: então vou sem cuecas , percebes mãe?! E o dia ainda mal tinha começado, olhei para ela, sentei-me na cama e disse-lhe mais uma vez muito calmamente, despe essas cuecas e vestimos estas lindas, estamos a ficar com pouco tempo para estas birrinhas filha,ela quase como um relampago, olha para mim e diz-me : és tão chatinha mãezinha, mas és linda, despacha-te, depressa, veste tu essas cuecas e eu levo as da Minnie...confesso, contei até 200 e não resultou, virei costas e disse-lhe com um tom de chateada: Acabou a birra dona Maria, vamos vestir e já!

Não chorou, vestiu-se contrariada, mas acabou ali uma aventura que podia ter acabado com uma birra enorme, daquelas em que até o Sol se esconde para não intervir.

Desde pequenina que é assim, tenta sempre entender os meus limites, ou tirar-me do sério, mas assim que eu altero o meu tom de voz, não precisa ser o volume, é mesmo o tom, o que ainda está para vir, termina de imediato:)

Confesso, que me dá um gozo enorme ver que ela me conhece bem e sabe que eu também a conheço muito bem:)



Um truque para poder lidar com estas birrinhas é Tempo! Acordar 15/20m antes do que deveria ser normal, é essencial para eles e para nós, porque o stress não se apodera nem de nós nem deles, dando assim mais Espaço para a Compreensão e para o Diálogo, isto é vital numa relação Pais/Filhos:)

Outra coisa que acho muito importante é o Respeito, para sermos Respeitados temos de Respeitar também, para aprenderem é preciso serem ensinados, conversar com eles olhos nos olhos é acreditar neles e dar-lhes a certeza de sabemos que nos compreendem, falar com eles como individuos, podemos utilizar muito mimo, mas não precisamos inventar nenhuma língua que mais ninguém entenda.


Amar é cuidar, acompanhar, ensinar, dizer sim e não as vezes que forem precisas, explicando-les o porquê desse sim ou desse não:)



Hoje são crianças, amanhã serão adultos, o comportamento deles enquanto individuos depende em grande parte da educação que lhes prestámos.




4 comentários:

  1. Não poderia estar mais de acordo!
    os filhos são o melhor da nossa vida, as crianças o melhor do mundo!
    Continua assim, és uma mãe exemplar e uma mãe a quem devem seguir como exemplo.

    Beijinho,
    Azouk

    ResponderEliminar
  2. Olá e obrigada:)
    Permite-me discordar de ti quando dizes que me devem seguir como exemplo:) Nada disso, penso que cada um de nós tem ao seu dispor as mesmas ferramentas, devemos é utilizá-las no momento correcto:)
    Sou uma mãe cheia de duvidas, questionando normalmente mães mais velhas sobre determinadas situações, para com elas aprender e poder ensinar, sei o que não quero ser e isso sim é importante:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Pois, pois, ninguem disse k ser mãe era facil e ainda por cima é uma das koisas k ninguem ensina, dar opinião é facil, mas no konkreto ñ é tanto assim, mas para principiante ate k ñ tás nada mal...lol.
    Ser mãe galinha piora as koisas de mta maneira, mas desde k saibas abrir as asas no no momdento certo, ñ há perigo, mas deixa lá, k aminha tem 22 anos e ás vezes inda me deixa a bater mal. Jinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela visita e de facto ser mãe galinha tem alguns contras, mas com o tempo vai,rsrs,ok, eu confesso que às vezes sou mesmo muito, mas muito, mãe galinha.
    Aliás, acho que todos nós somos um bocadinho:)
    beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião pode tirar uma duvida, colocar um sorriso, fazer cair uma lágrima, mas comente, obrigada!